top of page

Exercícios Poliométricos - 23 Variações (Execício de desenvolvimento de força muscular)


Introdução

O conceito de treinamento pliométrico não é recente na ciência do treinamento desportivo. Conforme argumenta Gambetta (1987), o método de treinamento pliométrico foi inicialmente utilizado por saltadores (altura e triplo) e velocistas do leste europeu por volta dos anos 50, sendo publicado em 1960 (Track Technique, n. 01) um artigo que reportava muitos exercícios de saltos constituintes do programa de treinamento de atletas de salto triplo da Rússia. O treinamento pliométrico parece originar-se do “método de choque” proposto pelo russo Verkhoshanski, o qual já salientava, no final dos anos 50, a capacidade reativa do sistema neuromuscular para acumular energia elástica proveniente do estiramento dos sarcômeros (contração excêntrica) e potencializar essa energia adicional numa subseqüente contração muscular (contração concêntrica) (Verkhoshanski, 1996).

O termo “pliométrico” vem de “plio” ou “plyo”, significando grande, extenso, amplo, e “metric”, que pode ser entendido como medir, comparar (Less, Grahan-Smith, 1996); analisando o termo através de uma derivação do grego “pleythyein”, tem-se o significado de aumentar (Holmyard, Hazeldine, 1991). Dentro de uma condição fisiológica, conclui-se que a noção de “aumentar” esteja relacionada com a fase excêntrica do movimento, pois será por meio da energia elástica acumulada que o músculo terá condições de desenvolver mais força, “aumentando”, assim, a eficiência de uma contração muscular seguinte. Portanto, referindo-se ao processo total de Introdução O conceito de treinamento pliométrico não é recente na ciência do treinamento desportivo. Conforme argumenta Gambetta (1987), o método de treinamento pliométrico foi inicialmente utilizado por saltadores (altura e triplo) e velocistas do leste europeu por volta dos anos 50, sendo publicado em 1960 (Track Technique, n. 01) um artigo que reportava muitos exercícios de saltos constituintes do programa de treinamento de atletas de salto triplo da Rússia. O treinamento pliométrico parece originar-se do “método de choque” proposto pelo russo Verkhoshanski, o qual já salientava, no final dos anos 50, a capacidade reativa do sistema neuromuscular para acumular energia elástica proveniente do estiramento dos sarcômeros (contração excêntrica) e potencializar essa energia adicional numa subseqüente contração muscular (contração concêntrica) (Verkhoshanski, 1996). O termo “pliométrico” vem de “plio” ou “plyo”, significando grande, extenso, amplo, e “metric”, que pode ser entendido como medir, comparar (Less, Grahan-Smith, 1996); analisando o termo através de uma derivação do grego “pleythyein”, tem-se o significado de aumentar (Holmyard, Hazeldine, 1991). Dentro de uma condição fisiológica, conclui-se que a noção de “aumentar” esteja relacionada com a fase excêntrica do movimento, pois será por meio da energia elástica acumulada que o músculo terá condições de desenvolver mais força, “aumentando”, assim, a eficiência de uma contração muscular seguinte. Portanto, referindo-se ao processo total de desenvolvimento de força muscular (acúmulo de energia elástica - fase excêntrica - e sua transformação em energia cinética - fase concêntrica), torna-se mais conveniente classificar este processo como um “ciclo excêntrico-concêntrico” de movimento, haja visto que o termo pliometria está mais especificamente ligado à fase excêntrica de contração.Leia mais: http://www.crafa.com.br/news/bases-fisiologicas-e-metodologicas-do-exercicio-pliometrico-uma-revis%C3%A3o-da-literatura-classica/ (acúmulo de energia elástica - fase excêntrica - e sua transformação em energia cinética - fase concêntrica), torna-se mais conveniente classificar este processo como um “ciclo excêntrico-concêntrico” de movimento, haja visto que o termo pliometria está mais especificamente ligado à fase excêntrica de contração.

Fonte: http://www.crafa.com.br/news/bases-fisiologicas-e-metodologicas-do-exercicio-pliometrico-uma-revis%C3%A3o-da-literatura-classica/

bottom of page